quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Danças no Prema Om

Ontem o Prema Om teve mais uma noite de amor, luz e alegria, com a Dança Circular Sagrada e a Dança do Ventre Sagrado.
Venha fazer sua aula experimental conosco e experimente essa alegria.
Prema Om

Sobre marmaterapia...



O que são Marmas?
 
O ponto Marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Quando existe algum tipo de trauma em algum desses marmas, bloqueios de energia surgirão e o corpo físico poderá responder com dores ou outros tipos de desarmonias.
 
Em todo o corpo existem 107 marmas, que são divididos da seguinte forma: 11marmas referentes aos músculos, 41marmas veias e arteiras, 08 marmas referentes aos ossos, 27 marmas referentes aos tendões, 20 marmas nas áreas vulneráveis.
 
Um trauma como uma batida ou um corte em uma parte do corpo que exista um Marma, pode proporcionar, dores nos músculos ou uma anemia, por exemplo. A força da vida ou energia vital de acordo com a Ciência do Ayurveda depende do bom funcionamento dos pontos marmas.
 
Para harmonizar estes pontos propriamente o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Os movimentos em cada ponto, que será definido através de um diagnostico Ayurveda, deverão ser realizados com perícia, por um terapeuta especialista neste tipo de terapia. Os Marmas quando trabalhados indevidamente podem proporcionar mal estar ou ate mesmo promover um total desequilíbrio no corpo físico.
 
Na Índia antiga os experts em Ayurveda usavam os pontos marmas para promover anestesia local e assim realizar uma cirurgia. Assim sendo, fica claro que estes pontos tem um neles um grande poder sobre a consciência. 
 
Desta forma através da manipulação destes pontos podemos ativar e desativar memórias dolorosas que escondidas na mente inconsciente causam traumas e desarmonias emocionais, como síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia e baixa da auto-estima e stress em modo geral.
 
Dores musculares e articulares, muitas vezes estão ligadas ao bloqueio de algum Marma que em épocas remotas ou recentes, foi atingido e armazenado ali, uma estagnação de energia que impede que a mesma flua nutrindo estes tecidos tão requisitados pelos vários movimentos diários que o corpo físico necessita.
 
A obesidade, causada por um acumulo do dosha kapha, muitas vezes ligada a má digestão e acumulação de material não digerido, muito pode ser auxiliado no tratamento através da manipulação de pontos marmas proporcionando o reequilibro da digestão e eliminando a acumulação do lixo orgânico.
 
A fadiga é uma diminuição da força da vida, um desequilíbrio do dosha vata, que esta ligada ao chacra básico, pontos marmas localizados nos membros inferiores e na região abdominal, quando manipulados ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força da vida e tratando a fadiga crônica.
 
Constipação intestinal, um desequilíbrio muito comum na nossa sociedade, devido a hábitos alimentares errados e bloqueio dos srotas (sistema de canais do corpo), e muitas vezes causada por desarmonias emocionais, tem uma excelente respostas com a manipulação dos marmas.
 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

YOGA /ARTES/PREMA OM

Na prática de yoga: Rájádhirája as segundas-feiras desenvolve-se uma oficina de arte uma vez ao mês, com o proposito de cada participante trazer sua contribuição, neste mês foi a Daiane.
Neste encontro foi trabalhado a técnica dos Olhos Vendados com Guia , com o objetivo de desenvolver a confiança no outro, a locomoção em determinado local, sentir percepções, colocar-se no lugar de um deficiente, neste caso, visual. E o autoconhecimento.

O significado do OM


  • Em sânscrito, o significado de Om é avati ou rakshati. Rakshati significa "aquilo que protege, sustenta". Portanto, aquilo que sustenta tudo é Om e o que sustenta tudo é o que nós podemos ver como a ordem. Podemos ir mais adiante; esta ordem é a realidade de tudo. A própria ordem é uma realidade. E então, a essência da própria ordem é Om. Isto significa que Om é o nome do Senhor que permeia o seu ser, que preserva tudo no mundo na forma de niyati, a forma da ordem que sustenta. 

terça-feira, 30 de setembro de 2014

QUEM É ANAND NIRGUN

Anand Nirgun nasceu em Ajmer na Índia e com a sabedoria que passou de geração em geração, tornou-se Sanyasin, discípulo de Osho, de quem recebeu este nome; é Mestre em Reiki e fez treinamento em Poona, também na Índia, tornando-se há dez anos, expert na prática de Ayurveda em Massoterapia.

Anand Nirgum ministrará o curso de marmaterapia  nos dias 23,24,25 e 26 de outubro no Prema Om.

UM POUCO DE MARMATERAPIA

Marmaterapia: Também conhecidos como pontos energéticos, os marmas se assemelham aos pontos da acupuntura, no entanto não se confundem.” Marmas são pontos de união entre matéria e consciência. É a junção entre dois ou mais sistemas importantes, tais como: sistema nervoso, vasos sanguíneos, ossos, músculos, ligamentos, juntas.

“Esses pontos são a base dos doshas e estimulando-os com massagem podemos equilibrá-los novamente, também ajuda eliminar toxinas do corpo e traz equilíbrio eletroquímico do corpo, também ajuda na remoção de bloqueios energéticos da energia vital chamada PRANA”. (prof. Anand Nirgun)



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CURSO DE MARMATERAPIA

O curso será ministrado por Anand Nirgun, nasceu em Ajmer na Índia, é discípulo de Osho. É Mestre em Reiki e há mais de dez anos é especialista na prática de Massoterapia dentro do Ayurveda.

SWEDANA

Também conhecido como Sauna Ayurvédica, é um banho de vapor aquecido e medicado com ervas e óleos essenciais específicos para o desequilíbrio da pessoa. Tem como característica principal a penetração do vapor herbário nos tecidos do corpo promovendo bem-estar físico e mental. Desobstrui os poros auxiliando na liberação de toxinas, ativa a circulação sanguínea, limpa desobstrui as vias respiratórias, alívia dores reumaticas e das costas, e estimula o sistema imunológico.
A transpiração durante o swedana faz o corpo se liberar de metais pesados que os rins levariam 24h de trabalho constante para expelir.
Outro grande benefício é que no swedana queimamos centenas de calorias sem ter que passar horas nos exercitando, além disso limpa profundamente a pele
, ajuda a preveni celulite, flacidez.
O Swedana é muito usado como um tratamento complementar à massagem Abhyanga, pois ajuda a absorção do óleo na pele.

GARSHANA

Estímulo da pele realizado com uma luva de seda pura e pós medicinais, acoplado a uma massagem.
Este é um tratamento herbário especializado para redução de peso. O pó é aplicado por todo o corpo e este é profundamente massageado com movimentos específicos executados pelo terapeuta durante cerca de 40 min.
Melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos, diminuindo a flacidez, remove celulite, reduz o peso, remove toxinas de Kapha do corpo.
O trabalho é finalizado com uma aplicação de banho de vapor (swedana), conhecido como sauna terapêutica. Este tratamento é especificamente designado para os tipos corporais kapha e é um poderoso auxiliar para destruir celulite e tonificar os tecidos musculares.

UDWARTANA


É uma massagem profunda realizada com pó de ervas medicinais conjuntamente com oleos, visa a perda de peso, melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos, remove toxinas, celulite e diminui a flacidez.





Abhyanga


É considerado um dos procedimentos mais importantes do Ayurveda, pois consegue equilibrar corpo, mente e energia. É uma massagem corporal e facial realizada com óleos e ervas especificos para cada dosha, levando-se em consideração o tipo de desequilíbrio predominante nas pessoas, e ainda as estações do ano. Pode ser aplicada por um ou dois terapeutas sincronizadamente.

O que é Ayurveda

Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

Segundo a literatura hindu a medicina Ayurvédica possui 8 ramos principais:Medicina interna ou clinica geralPediatriaPsiquiatriaDoenças da cabeça e pescoço (neste ramo estão incluídos: otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia)

Cirurgia
Toxicologia
Rejuvenescimento* e geriatria Afrodisíacos*, neste capitulo estão incluídas a impotência e a infertilidade

* As ciências dos afrodisíacos e do rejuvenescimento lidam com a prevenção das doenças e a promoção da saúde dos indivíduos sadios.

A cosmetologia Ayurvédica, capitulo da ciência do rejuvenescimento, faz uso de produtos naturais a base de plantas medicinais com o objetivo de melhorar o brilho da pele e suavizar as rugas para isto a massagem ayurvédica é largamente empregada na Índia.O Brasil possui uma flora riquíssima com cerca de cem mil espécies vegetais, destas em torno de duas mil são usadas para fins medicinais. Segundo o médico indiano Dr. Chowdhury Gullapalli, que possui mais de 40 anos de experiência com Ayurveda, cerca de 80% das plantas medicinais utilizadas no sul da Índia existem no nosso país e podem ser empregadas na visão da tradição Ayurvédica.O ser humano deve seguir um estilo de vida saudável que de acordo com a medicina Ayurvédica leva a uma mente tranqüila e um espírito harmonioso.Na ciência védica é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que irá proporcionar um bem-estar em todos os níveis do individuo, físico, psico-emocional, social e espiritual, que é o objetivo final do Ayurveda. (texto extraído do site da ABRA –Associação Brasileira de Ayurveda)

O que é a Associação Brasileira de Ayurveda
A ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à preservação, desenvolvimento, disseminação, divulgação e estudos do Ayurveda em território brasileiro. Inspirados na sabedoria dos povos ancestrais da antiga India, nós temos o desafio de resgatar o conhecimento acumulado do Ayurveda e das diversas adaptações e formas mais modernas que o ayurveda hoje se encontra.

Shirodhara


Shirodhara consiste em um delicioso óleo morno medicado com ervas caindo em fluxo contínuo na região do Ajna Chakra, (testa) que fica entre as sobrancelhas.
Segundo o Ayurveda o objetivo desta terapia é o equilíbrio natural dos doshas ( VataPitta e Kapha). A técnica atua diretamente sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos.   Esta terapia é realizado com o uso de um pote (Dhara Patra) onde é colocado óleo, chá ou um preparado especial feito a base de leite, a uma temperatura morna que fica fluindo continuamente por um determinado tempo sobre a testa. Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então, determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar, através da shirodhara, uma potente terapia auxiliar a qualquer tratamento médico que a pessoa esteja se submetendo.Vários desequilíbrios podem ser tratados através do shirodhara como: problemas de natureza psicológica, fadiga mental; tem ação benéfica sobre a função da fala, falta de concentração, distúrbios do sistema nervoso, depressão, vertigem, paralisias em geral, Parkinson, insônia, epilepsia, doenças psicossomáticas, diabetes, hipertensão, ulceras, psoríasefibromialgiasenxaquecas e mesmo como tratamento de beleza fortalecendo a saúde dos cabelos, da pele e prevenindo rugas. Muito indicado como tratamento pós terapias nos casos de quimio e radio terapias no tratamento para o câncer.

Curso Intensivo de Formação em Marmaterapia, Com o professor Indiano Anand Nirgun

O que são Marmas?
O ponto Marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Quando existe algum tipo de trauma em algum desses marmas, bloqueios de energia surgirão e o corpo físico poderá responder com dores ou outros tipos de desarmonias.
Em todo o corpo existem 107 marmas, que são divididos da seguinte forma: 11marmas referentes aos músculos, 41marmas veias e arteiras, 08 marmas referentes aos ossos, 27 marmas referentes aos tendões, 20 marmas nas áreas vulneráveis.
Um trauma como uma batida ou um corte em uma parte do corpo que exista um Marma, pode proporcionar, dores nos músculos ou uma anemia, por exemplo. A força da vida ou energia vital de acordo com a Ciência do Ayurveda depende do bom funcionamento dos pontos marmas.
Para harmonizar estes pontos propriamente o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Os movimentos em cada ponto, que será definido através de um diagnostico Ayurveda, deverão ser realizados com perícia, por um terapeuta especialista neste tipo de terapia. Os Marmas quando trabalhados indevidamente podem proporcionar mal estar ou ate mesmo promover um total desequilíbrio no corpo físico.
Na Índia antiga os experts em Ayurveda usavam os pontos marmas para promover anestesia local e assim realizar uma cirurgia. Assim sendo, fica claro que estes pontos tem um neles um grande poder sobre a consciência. 
QUEM É NIRGUN?
Anand Nirgun nasceu em Ajmer na Índia e com a sabedoria que passou de geração em geração, tornou-se Sanyasin, discípulo de Osho, de quem recebeu este nome; é Mestre em Reiki e fez treinamento em Poona, também na Índia, tornando-se há dez anos, expert na prática de Ayurveda em Massoterapia.

Shirodhara é palavra sânscrita que traduzindo para o português entende-se como "fluxo continuo na cabeça", onde "shiro" - significa cabeça e "dhara" - significa fluxo contínuo, então, traduzindo, A Shirodhara consiste em um delicioso óleo morno medicado com ervas caindo em fluxo çontínuo na região do Ajna Chakra, (testa) que

fica entre as sobrancelhas.
Vários desiquilibrios podem ser tratados através do shirodhara como: problemas de natureza psicológica, fadiga mental; tem ação benéfica sobre a função da fala, falta de concentração, distúrbios do sistema nervoso, depressão, vertigem, paralisias em geral, Parkinson, insônia, epilepsia, doenças psicossomáticas, diabetes, hipertensão, ulceras, psoríase, fibromialgias, enxaquecas e mesmo como tratamento de beleza fortalecendo a saúde dos cabelos, da pele e prevenindo rugas. Muito indicado como tratamento pós terapias nos casos de quimio e radio terapias no tratamento para o câncer.


Curso Avançado de Ayurveda na Índia

Para os alunos que concluirem o Curso de Formação em Ayurveda e tenham interesse em estudar no sul da Índia acompanhados pelos professores Erick Schulz e Aderson Moreira da Rocha.
•    O curso será realizado num total de 25 dias seguidos, em formato total de intensivo e imersão.
•    Aulas de yoga diárias.
•    Visita a plantações, hospitais e fábricas de produtos ayurvédicos.
•    Os alunos que desejarem, poderão acompanhar diversos rituais tradicionais indianos, nos templos ao redor da escola e alguns dias específicos na própria escola, ritual para o Deus do Ayurveda: Sri Bhagavan Dhanvantari.
•    Todo o Curso será traduzido e acompanhado pelo Dr. Aderson Moreira da Rocha, que é médico, estudante de ayurveda há mais de 20 anos, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, doutor em saúde coletiva e autor do livro: A Tradição do Ayurveda.
•    Possibilidade de outros cursos, durante e após o término do curso avançado.
•    Todo o curso será organizado e acompanhado pelo presidente da ABRA, Dr. Aderson Moreira da Rocha e pelo vice-presidente da ABRA, Prof. Erick Schulz.
•    O grupo que estará realizando o curso são os alunos que estarão fechando o pacote aéreo e do curso conosco, a prioridade total é desses alunos, alunos que desejarem ir por conta própria não terão prioridade de vaga na turma.
•    Certificado conferido pelo Arya Vaidya Pharmacy e Associação Brasileira de Ayurveda.

DATA:
- Janeiro de 2015
Leia Mais no site do Prema Om

Formação Ayurveda pela ABRA em Porto Alegre

Se você está participando deste curso aproveite para postar seu depoimento e compartilhar suas emoção!

DATAS: iniciam em março 2015

PÚBLICO ALVO: Destina-se a profissionais como médicos, Biólogos, Farmacêuticos, Psicólogos, Terapeutas, Massoterapeutas, Esteticistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Naturólogos, Agentes da Saúde em geral, Professores e alunos de Yoga, ou a você que queira ser um Terapeuta Ayurveda, este é um curso que lhe dará esta formação.


Leia Mais no site do Centro Cultural Prema Om >>> 

Curso de Marmaterapia

As inscrições continuam abertas para o curso em Marmaterapia com Anad Nirgum.
O curso será ministrado por Anand Nirgun, nasceu em Ajmer na Índia, é discípulo de Osho. É Mestre em Reiki e há mais de dez anos é especialista na prática de Massoterapia dentro do Ayurveda.

Avaliação em Ayurveda com Huddi Tonon e Claudia Brasil.


O ayurveda trata e estuda o indivíduo de forma integrada unindo o aspecto físico, mental e espiritual como algo único. Enfatiza a prevenção, possuindo métodos próprios e milenares eficazes que vem sendo utilizados a milênios na Índia.
O atendimento consiste em uma avaliação completa que, inclui a semiologia e propedêutica terapêutica ocidental e inclui a forma tradicional de diagnóstico ayurvédico “Pariksha”, focando alguns pontos principais como a constituição ou identificação do Dosha Prakruti (código energético original), do Dosha Vikruti ou desarmonias existentes, avaliação de presença de AMA (toxina) ou intoxicação no organismo e a vitalidade que se encontra o organismo.

Leia Mais